Terremotos e erupções vulcânicas ocorreram com frequência em todo o mundo. No Japão, apenas em janeiro de 2022, houve um terremoto que observou uma intensidade sísmica de 5 superior em Tóquio e Saitama.
3 grandes desastres no Japão nos próximos 20 anos
Hiroki Kamata, vulcanologo e professor da Universidade de Kyoto, disse: “Há três grandes desastres que devem ocorrer no Japão nos próximos 20 anos. O Grande Terremoto de Nankai Trough, terremoto diretamente sob a capital, e o último é a erupção do Monte Fuji.”
Hiroki afirma que definitivamente ocorrerá entre 2030 e 2040. O prejuizo do terremoto de Nankai Trough pode exceder 220 trilhões de ienes e o número de mortos exceder 320.000.
A magnitude do terremoto poderá ser da magnitude 9,1 (magnitude 9 para o Grande Terremoto do Leste do Japão), mas o dano será maior devido a área, Shizuoka no leste até Kyushu no oeste.
Previsões dos locais e intensidade
Kamada prevê que o número de vítimas do terremoto de Nankai Trough será de 60 milhões (metade da população japonesa) e o dano econômico imensurável.
Existe a possibilidade do grande terremoto de Nankai Trough ser em torno de intensidade 7 em algumas áreas entre as prefeituras de Shizuoka à Miyazaki.
Nas regiões sul será de 5 ou superior, região nordeste de Kanto e no lado do Mar do Japão será de 4 e uma intensidade de 3 ou menos é esperada na região de Tohoku.
Há muitos lugares ao longo da costa onde a intensidade sísmica é 7.
O segundo terremoto logo abaixo da capital, mencionado por Kamada, não é claro.
Ele afirma que sob Tóquio, existem 19 áreas de falhas ativas e outras falhas escondidas no subsolo.
Se alguma delas se mover, ocorrerá um terremoto diretamente abaixo da capital.
O dano estimado para o terremoto abaixo da capital é de aproximadamente 95 trilhões de ienes e o número de mortos será cerca de 23.000 e o número de vítimas é de 30 milhões.
O Sr. Kamada diz que é a erupção do Monte Fuji aumentará ainda mais o prejuizo. “A situação atual do Monte Fuji permanece em estado de espera de erupção”.
As erupções foram repetidas a cada 100 anos. A maior erupção foi a erupção de Hoei que ocorreu em 1707. Esta foi uma erupção após um período de espera de 200 anos. Já se passaram mais de 300 anos desde então.
“Na verdade, a erupção do Monte Fuji está altamente relacionada ao terremoto gigante de Nankai Trough.
Em 1707, o terremoto de Hoei de magnitude 9 ocorreu no Nankai Trough, e o Monte Fuji entrou em erupção 49 dias depois.
E se ocorrer um terremoto em Tokai perto do Monte Fuji, é altamente provável que leve a uma erupção do Monte Fuji, especula Kamada.
“A preparação de cada um” salva vidas
“A preparação de cada um” salva vidas
O Sr. Kamada enfatiza que há um limite para o que os governos nacionais e locais podem fazer para se preparar para um terremoto ou erupção.
A diferença entre a vida real e a morte depende de como cada pessoa pode se preparar e agir.
Fonte: Jornal da Fundação Nippon